Membros

PESQUISADORES

Antonio Carlos (Tunico) Amancio (Bom Jardim, 1951)

É formado em cinema pela UFF em 1974, mestre pela USP em 1990 com uma dissertação sobre a política de produção da EMBRAFILME nos anos 77/81 e doutor também pela USP em 1998 com uma tese sobre a representação do Brasil no cinema estrangeiro de ficção, trabalhos acadêmicos que passaram à forma de livro. Sua tese de doutorado foi a base de um documentário de longa metragem, “Olhar estrangeiro”, dirigido por Lucia Murat em 2006, onde atuou como co-roteirista. Tem se especializado no estudo sobre a representação da identidade cultural brasileira no cinema, em artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Curta-metragista bissexto (“Eu sozinho”, 1978, “Roberto Rodrigues”, 1987, “Uns e Outros”, 2002, além de vários trabalhos em vídeo), é também roteirista e se encarrega no Curso de Cinema da UFF dessa disciplina. Orienta alunos na pós graduação do curso de Comunicação. Coordena o Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, onde produz CD-Roms pedagógicos (“Estudos sobre LIMITE” e “Catálogo sobre a produção cinematográfica da UFF”). Foi o curador de mostras no Centro Cultural Banco do Brasil: em 1992, Alberto Cavalcanti; em 1999, “Plano geral Nelson Pereira dos Santos”; em 2000, “Brasil, o olhar estrangeiro”, em 2001 “Imagens da ordem: infância e mídia”. Foi também consultor de “A 3a. Idade na tela” (2005) e “A paixão de Cristo segundo o cinema”, também em 2005.

Atualmente trabalha com cinema latino-americano e coordena o Cineclube Sala Escura.

Denise Tavares da Silva

Professora da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Integração Latino-Americana, pelo PROLAM/USP, na linha de pesquisa Comunicação e Cultura (2009). Foi professora da Universidade Anhembi-Morumbi, da UNIP, ESAMC e da PUC-Campinas nos cursos de Jornalismo (onde foi diretora em 2006 e 2007), Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Pesquisa o Audiovisual e Tecnologias Digitais e Documentário no Brasil e América Latina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nas áreas de multimídia e documentário, além de produção de jornais e revistas impressos e on-line.

Fabián Rodrigo Magioli Nuñez

É professor adjunto do departamento de cinema e vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2009. Sua formação acadêmica foi inteiramente realizada na Universidade Federal Fluminense: Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em 2009. Trabalhou como voluntário e estagiário na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi professor substituto (Assistente nível 1) da UFF, no Departamento de Cinema e Vídeo, de 2005 a 2007. Atualmente, também integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Seus temas de interesse são: cinema latino-americano, cinema brasileiro, historia do cinema, crítica cinematográfica e preservação audiovisual.

Mariana Baltar

Professora da Universidade Federal Fluminense, na graduação de Estudo de Mídia e na Pós-graduação em Comunicação. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2007), onde desenvolveu a tese "Realidade Lacrimosa – diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática". Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e audiovisual, gêneros narrativos, ficção seriada, documentário, melodrama, análise do discurso.

Maurício de Bragança

Maurício de Bragança é graduado em História e Cinema, com mestrado em Comunicação e doutorado e pós-doutorado em Literatura, tendo toda sua formação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Cinema e Video e do Programa de Pós-graduação em Comunicação na mesma universidade. É pesquisador de cinema e literatura latino-americanos e autor de “A traição de Manuel Puig: melodrama, cinema e política em uma literatura à margem”, lançado em 2010 pela EdUFF.

DOUTORANDOS E MESTRANDOS

Ana Paula Silva Ladeira Costa

Possui graduação em Comunicação Social (2004) e especialização em Globalização, Mídia e Cidadania pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). É mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e doutoranda em Análise da Imagem e do Som pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Internacionalização da mídia brasileira, Mídia regional, Telenovela, Gêneros e formatos televisivos.

Hadija Chalupe da Silva

Possui graduação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2009), onde também se formou mestre ao desenvolver o projeto intitulado A Distribuição do Filme Brasileiro: considerações acerca de cinco filmes lançados no ano de 2005. Trabalho premiado no inicio de 2010 pelo 1º Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010) organizado pelo MINC em .Tem experiência na área de Educação e Cinema, com ênfase em Distribuição e Produção Cinematográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro contemporâneo, indústria do audiovisual, distribuição e produção cinematográficas. Seus trabalhos mais relevantes foram: o longa-metragem LUZ NAS TREVAS – A REVOLTA DE LUZ VERMELHA, de Helena Ignez e Ícaro Martins e o curta-metragem A PROFECIA DE ASGARD de Giu Jorge (premiado pelo Minc no edital Curta-criança 04/2007) apresentado em festivais nacionais e internacionais como Curta-SE, Int. Children’s Film Festival em Chicago e 9th ISFVF na Academia de Filmes de Beijing. Em 2010, a produtora teve o projeto RETÂNGULOS BRANCOS contemplado pelo Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de curta-metragem, de ficção ou documentário (Ministério da Cultura).

Karla Holanda de Araújo

Professora do Instituto de Artes e Design (Cinema), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutoranda em Comunicação (UFF). É autora do livro “Documentário nordestino: mapeamento, história e análise” (Annablume/Fapesp, 2008). Como documentarista, dirigiu, produziu e roteirizou diversos filmes. Atualmente, finaliza o documentário “De Zé a Kátia”.

Lia Bahia Cesário

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com a pesquisa “Transmidiatização à brasileira: convergência e novos padrões de consumo”. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com a dissertação “Uma análise do campo cinematográfico brasileiro sob a perspectiva industrial”, premiada pelo Itaú Cultural 2010/2011. Trabalhou na Ancine, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Riofilme.

Marina Cavalcanti Tedesco

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Cinema e Comunidação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2008). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (2009) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (desde 2010). Tem experiência na área de Educação e Cinema, com ênfase em Direção, Roteiro e Direção de Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema latino-americano, cinema militante, gênero e cinematografia. Seus trabalhos mais relevantes foram: a série televisiva ERA DAS UTOPIAS, de Silvio Tendler, exibida na TV Brasil, e o curta-metragem A PROFECIA DE ASGARD, de Giu Jorge (premiado pelo MinC no edital Curta-criança 04/2007), apresentado em festivais nacionais e internacionais como Curta-SE, Int. Children’s Film Festival em Chicago e 9th ISFVF na Academia de Filmes de Beijing. Em 2010, teve o projeto PERLENGA CANGAÇO contemplado pelo Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de curta-metragem, de ficção ou documentário (Ministério da Cultura).

Pedro Peixoto Curi

Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense com a pesquisa “À margem da convergência: práticas participativas de fãs brasileiros de audiovisual norte-americano”, sob orientação de Tunico Amâncio. No mesmo programa, defendeu a dissertação de mestrado “Fan films: da produção caseira a um cinema especializado”, orientado por João Luiz Vieira. Jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e já trabalhou em canais de televisão como Futura, Globo News e GNT.

Cláudia Regina Santos Ribeiro

Doutora em Saúde Coletiva – IMS/UERJ. Mestra em Tecnologia Educacional para a Saúde -NUTES/UFRJ.Graduada em História e Comunicação Social (Jornalismo) – UFF. Nos cursos de mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas nas áreas de Sexualidade, Gênero/ Masculinidades e Mídia televisiva e impressa. Na UFF, além de ministrar as aulas do curso Mídia e Educação, coordenou projetos de produção de vídeos educativos e produziu e dirigiu documentários. Ministrou, como professora substituta, as disciplinas de Telejornalismo e Televisão e Poder no curso de graduação em Comunicação Social (2001). Em outras instituições ministrou as disciplinas de Edição e Produção de Telejornal no curso de Pós-Graduação em Telejornalismo da Universidade Estácio de Sá (2006). Atuou como roteirista e diretora de vídeos educativos sobre os temas da sexualidade e gênero, e como educadora, coordenadora e consultora de projetos voltados para educação em sexualidade que envolviam a produção de mídias (Ong Bem TV). E como coordenadora executiva e educadora em cursos de formação docente também nos campos da sexualidade e gênero (IMS/UERJ/SPM).

GRADUANDO

Wiliam Domingos

Graduando o sétimo período em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF) e bolsista de iniciação científica com a pesquisa “Fronteiras interamericanas: imagens de uma cartografia cultural em construção”, projeto este do orientador Mauricio Bragança.  Estagiou no Canal Futura em atividades de programação e diagramação de grades paralelas, atualização de texto e banco de dados, checagem de edição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s